domingo, 28 de julho de 2013

Domingo de novidade

Belíssimo domingo aos Guerreiros e Guerreiras !!!

Noticias quentinhas !!! Hoje farei diferente... Falarei sobre a corrida de hoje, ECORUN BRASÍLIA !


CORRIDA DE RUA



Ecorun Brasília - 3º lugar - 23'27'' - 5km
Créditos a Marisa Graciano
Hoje de manhã participei da corrida de rua Ecorun Brasília, tem objetivo de incentivar ideias e ações ecologicamente corretas. Estrutura e organização ótimas. Percusso foi no parque da cidade Sarah Kubitschek, eu já havia feito antes é chatinho e desafiante é uma ladeira até os 3 km e o restante foi plano, creio eu que o percusso tinha um pouco mais de 5 km. Foi ótimo, pois eu revi colegas de treino, colegas de corrida e conheci pessoas novas, adoro isso nas corridas de rua. A cada corrida o ciclo de amizade aumenta, as pessoas me apoiam e incentivam sempre. 

Bom vamos ao resultado, a cada corrida superando as dificuldades...


PROVA: 5km

COLOCAÇÃO: 3º lugar
TEMPO: 23'27''
VELOCIDADE: 04:41


Agradecer a presença do Técnico Evaristo, meu pai e Marisa que deram seu grito de apoio! Obrigada por me acompanharem sempre.


TREINO


Treinos foram volumosos e cansativos, sofri um pouco, pois eu passei alguns dias parada e senti as consequências, incrível como o corpo senti em poucos dias parada, foi difícil mais estou na luta como sempre, desistir não é o meu forte! Estamos encerrando mês de julho com resultados ótimos e que venha o mês de Agosto tem sub 23 a vista! Então agora é focar na velocidade! Vamos que vamos!


DICA DO DIA


Bom como havia mencionado fiquei uns dias parada, pois fui viajar e descansar com a família e acabei aderindo uns quilos a mais,rs! Nossa, como senti dificuldade no treino, por isso que foram treinos volumosos para eu perder o pouco que eu ganhei, fiz uma dieta de frutas e fibras, ainda estou perdendo em breve estarei como antes. Então fica uma dica simples e rápida quando regressar aos treinos após uma paragem de mais de um mês ou dois, recomendo vivamente que volte a treinar como um principiante, mesmo que seja apenas durante as primeiras poucas semanas.

Tentar voltar aonde estava nunca funciona, uma vez que a força, técnica e massa muscular podem deteriorar-se em períodos de tempo relativamente curtos. Vá com calma, e em pouco tempo estará de volta ao seu pico de forma.
Bons treinos e saúde aos Guerreiros e Guerreiras !!!






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Satisfação de correr

 Guerreiros e Guerreiras,

Semana foi ótima, aproveitando as férias para treinar, curtir a família e os amigos. Vamos direto para as palavras chaves: Corrida de rua, descanso e agradecimento.

TREINO

Semana de treino foi tranquila, foi de fortalecimento da posterior para evitar possíveis lesões e estar cada vez mais preparada para as corridas da vida e também fiz fartlek que é um  trabalho de resistência em esforço intenso e fraco com alterações de no ritmo de corrida, ocorre um certo " sofrimento" quando é feito este treino, mas é necessário . Através do fartlek que me dá condições de ter uma reserva no final  da prova. Portanto, recomendo para quem quer ter um gás a mais nas corridas e até mesmo melhorar seu condicionamento. 

CORRIDA DE RUA

Sábado passado (13.07) corri a corrida do Circuito Brasília da free corner a noite, estrutura e organização  ótimos, bem iluminados e postos de águas foram colocados em pontos certos, foi muito motivante ver as pessoas gritando, torcendo! Foi cansativo, foi doloroso, mas lutei até o final e o resultado final foi super satisfatório!

Circuito Brasília - Etapa Monumental by night
1º lugar - 22'57'' - 5 km
Circuito Brasília - Etapa Monumental by night 
Dia: 13.07
Local: Palácio do Buriti
Colocação: 1º lugar - 5km
Tempo: 22'57''


Agradecimento

Gostaria de agradecer a Deus que me mantém em foco, ao técnico Evaristo que com sua competência vem realizando um excelente trabalho, aos meus pais que tem sido fundamental o apoio deles é uma honra vê-los orgulhosos de mim, aos meus irmãos, cunhada, amigos e desconhecidos que sempre me falam palavras de apoio, cada pessoa será lembrada! Estou muito feliz com os resultados que vem acontecendo, não tem segredo é a força de vontade que me domina por inteiro! Espero um dia poder transmitir tudo isso para aqueles que tem sonhos como o meu de querer ser reconhecida pelo trabalho e dedicação no atletismo, no esporte.




DICA DO DIA

DESCANSO

Descanso também faz parte do treino. Além do treinamento, o sono é um importante aliado na qualidade de vida.  

A necessidade do organismo de repor os estoques energéticos e funcionais, além de regenerar tecidos durante o sono, precisa ser levada tão a sério quanto treinar. O corpo pede descanso após um treino e isso deve ser feito de maneira adequada, caso contrário não haverá tempo hábil para uma recuperação necessária antes da próxima atividade.
Para ter um bom sono afim de não afetar a qualidade do treino e ter um relaxamento adequado, é importante considerar o período da atividade.
Treinos noturnos:
•Tomar o cuidado de ter um intervalo mínimo de duas horas entre terminar o exercício e ir dormir. Esse é o período necessário para desacelerar o metabolismo. Portanto, evite programas estimulantes, como jogos e atividades de muita ação. 

Treinos diurnos:


Quem treina de manhã terá um maior período de gasto calórico, pois o corpo permanecerá em atividade durante o dia e depois o sono será mais regenerativo, mesmo que muitas horas depois da atividade. E quanto maior a recuperação do corpo à noite, ou seja, quanto maior a qualidade de sono, maior o fator emagrecimento também.

Por Dra. Ana Paula Simões

Ótima semana guerreiros e guerreiras !!!



domingo, 7 de julho de 2013

Voltei !

Saalve meus Guerreiros e Guerreiras!!!

Quantos séculos que não compareço por aqui, mas tudo tem justificativa, pensei todos os dias em escrever no blog, mas infelizmente fui prisioneira do tempo corrido devido ao fim do semestre, no qual é sinônimo de férias se aproximando, então para deixar tudo em ordem à demanda de serviços e estudos estavam puxadas! Agora correria já passou está tudo mais tranquilo! Não quero mais ficar sem escrever por tanto tempo.

Tenho novidades obviamente, então se atentem com as palavras chaves de hoje: TREINO, CORRIDA DE RUA E BEBER ÁGUA NO INVERNO.

TREINO

Mantive-me fielmente aos treinos mesmo com a correria dos serviços e estudos, mas planejei meu tempo para manter o foco dos meus treinamentos, cada vez mais em busca do resultado, o profissionalismo tem sido base para me manter o padrão de treinamento, priorizando a importância de vir todos os dias nos treinos, vir com prazer de treinar e acreditar no meu potencial, venho martelando isso todas as vezes que escrevo no blog que acreditar é preciso, somos tudo aquilo que acreditamos! Estou muito feliz com o trabalho que o técnico Manuel Evaristo vem fazendo comigo e com outros atletas também, é gratificante trabalhar com este homem que transformou a vida de muitos atletas, inclusive a minha.

Mês de julho umidade baixa - Caminhão pipa molhando a pista

Mês de julho muito frio! Mas a luta continua!


Semana de treinamentos foi de muito cuidado para não lesionar, pois já estamos no meio do ano, no qual o clima de frio e umidade baixa, então todo cuidado é necessário! Os alongamentos passaram a ter um tempo maior, luvas e toca e casacos tornaram-se freqüentes, rs! 


CORRIDA DE RUA

Competi em junho (16.06) a corrida de Rua do Circuito das estações Adidas – Inverno foi questão de honra! Estrutura e organização são ótimas, local de corrida é desafiador, pois subir a rampa do Palácio do Planalto não é fácil, mas é desafiante é onde defini os primeiros colocados.

Neste dia estava bem focada em diminuir meu tempo, pois ultimamente estava na casa dos 21’00’’ minutos, foi quando resolvemos dar uma ajustada no treino para que pudesse brigar contra o tempo, como sempre gosto de largar forte e depois ir encontrando um ritmo que me desse gás no final, fui com vontade de correr e sem medo de cansar ou sentir aquela dor no diafragma e foi justamente isso que me aconteceu sentir uma dor horrível no diafragma faltando 1km pensei em diminui o ritmo, mas logo pensei “ Agora é hora de cansar” com muita dor eu corri de coração e não diminui o ritmo, resultado...


Circuito das Estações adidas - Inverno 16.06.13
5 km - 20'37'' - 2º lugar

Circuito das Estações Adidas – Inverno 5 KM  
Dia: 16.06.13
Local: Esplanada dos Ministérios
Tempo: 20’37’’
Colocação: 2º lugar





BEBER ÁGUA NO INVERNO – DICA DO DIA

Na ultima vez mencionei a importância do aquecimento no frio, agora gostaria de falar sobre a essencialidade de BEBER ÁGUA no frio. A falta de ingestão regular nos períodos de frio causa desequilíbrios ao corpo e pode levar a graves problemas de saúde de ordem vascular, digestiva e metabólica, entre outros. Além disso, o fato de diminuir o consumo de água no inverno causa a sensação de fome, aumentando a ingestão de alimentos, principalmente à noite.

Motivos para beber água diariamente:

- Digestão: as substâncias presentes nos alimentos precisam ser transportadas para todas as células e tecidos do organismo;
- Remoção de resíduos via sistema intestinal, renal e hepático, podendo evitar a prisão de ventre (constipação);
- Circulação do sangue: facilita a distribuição do oxigênio para o cérebro e demais órgãos do organismo;
- Manutenção de unhas, cabelos e pele hidratados e saudáveis, favorecendo a elasticidade da pele;
- Equilíbrio das funções básicas do metabolismo: agiliza a nutrição e melhora a oxigenação das células;
- Oxigenação e manutenção da temperatura corporal.

Portanto, não deixem de BEBER ÁGUA! 

BONS TREINOS, BOM TRABALHO E BONS ESTUDOS E MUITA SAÚDE AOS GUERREIROS E GUERREIRAS!!!