quarta-feira, 24 de junho de 2015

"Acorda, quem quer vai a luta independente das circunstâncias que a vida prega"

Salve bem grande para os guerreiros e guerreiras !!!


Está começando o clima de secura e frio aqui em Brasília, aquela vontade de ficar na cama é tão tentadora, até que o subconsciente avisa "Acorda, quem quer vai a luta independente das circunstâncias que a vida prega" então rapidamente me levanto! Só semeando que se consegue as coisas, isso já é frase clichê, se deseja conquistar suas metas através do seu suor, humildade e honestidade já sabem o caminho: Lutar, semear, fazer acontecer, agir, ter atitude, mãos a obra !!!! 


Antes de tudo gostaria de compartilhar um momento de aprendizagem que aconteceu comigo, não sei encaixar as palavras certas para expressar, mas tive um surto de "cansei dessa vida, de lutar e lutar", devido algumas competições não terem tido resultado esperado, pela falta de patrocínio, pela falta de material de treino e tudo foi se acumulando, por mais que eu falasse que era uma fase ruim e iria passar, mas dentro de mim estava aquela magoa acumulada. Quando pensei em jogar tudo para ar, as pessoas certas que estão na minha vida me mostraram que apesar dos pesares é enfrentar de cabeça erguida as situações e a vida segue e se refaz. E então, de todo coração foi libertador a forma que superei desse 'surto momentâneo' sabe como? Correndo! Vamos a AGENDA:


  •  Treino
  • Campeonato Brasiliense Adulto de Atletismo (06 e 07/06)
  • Corrida Volta ao Lago 100km: Sendo carro apoio
  • Dica do dia:  Benefícios dos grãos (cereais) 

TREINO

Os treinos antes do Campeonato Adulto do DF (06 e 07/06), estavam seguindo de maneira correta o que não estava bem era minha mente, ainda preocupada com a lesão na posterior eu estava (e estou) curada fisicamente, mas a minha cabeça não, sentia dores e estava insegura da minha corrida nos treinos. Eu jamais tinha me lesionado de forma tão grave que na época, em fevereiro, chegou a fica roxa uma parte da posterior e mesmo tendo feito fisioterapia e massoterapia eu ainda me sentia desconfiada, ainda vim abalada de São Paulo por não ter feito índice do Troféu Brasil. Juntando todos esses fatores, eu tive aquele surto que mencionei anteriormente, a bomba explodiu não conseguir me segurar e estava determinada largar o atletismo.

Momento treino - tração (puxando pneu)
Recantos das Emas - DF
Os treinos foram circuitos pliometricos para favorecer a impulsão da velocidade, tiros curtos com intervalos pequenos para resistência da velocidade e força como arraste de pneu. Mas quando o conjunto corpo e mente não andam juntos, as coisas saem pela metade. Foi o que aconteceu comigo.






Equipe Tornado Master - Apenas uma parte da galera
Momento treino - Recanto das Emas - DF
Gostaria de parabenizar Equipe Tornado que estava treinando conosco no Recanto das Emas, deram show do Troféu Brasil Master que ocorreu em Belo Horizonte (BH) nos dias 04 a 07 de junho, exemplos de pessoas maravilhosas que treinam e competem com alegria e bem estar!







CAMPEONATO BRASILIENSE ADULTO DE ATLETISMO 

A competição ocorreu no CIEF 907 sul, atrás da escola Elefante Branco, nos dias 06 e 07 de junho, no período da manhã. Minhas provas eram 400m (sábado) e 800m (domingo), quando no 1º dia cheguei no CIEF me sentia triste, cumprimentava a todos como se fosse despedida. Não me sentia bem, nada confortável cheguei até mencionar com Técnico Evaristo que não era um dia bom, mas ele sempre tentando transmitir positividade dizia que estava tudo certo. 

Momento dos 400m: Antes da largada sempre arrumamos nossos blocos de partida, depois que arrumei várias vezes e fui fazer algumas saídas de bloco, eu larguei como se tivesse sofrendo por algo (isso é o que psicológico faz quando você coloca na sua cabeça que não era dia). Fiz a primeira largada senti um ponta de fisgada, respirei fundo tentando não pensar na dor, mas quando sai pela segunda vez senti o que já previa, fui correndo para o Técnico Evaristo disse que estava sentindo fisgada, poderia correr mais que chegaria mancando, ele pediu que eu não corresse. Foi horrível ouvir isso, jamais tinha abandonado uma prova. Foi um dia difícil, só queria ir pra casa. 



Campeonato Brasiliense Adulto
Momento 800m
CIEF - 907 sul
Momento dos 800m: Este dia foi de decisão e de vários sentimentos, estava decidida a largar o atletismo, abandonar tudo! Eu mal falei com as pessoas e não falei com o Técnico, comecei me aquecer para a prova uma hora antes, não me importava se iria estar cansada, simplesmente joguei pro ar, quando começaram a chamar as atletas para a câmara de chamada foi quando tive um rápido contato com o Técnico Evaristo apenas disse "hey faça o que tem que fazer, vamos lá" com certeza ele sabia do meu pensamento e nenhum momento falou comigo, porque sabia que eu precisava refletir os meus atos. Quando estava em posição de largar simplesmente pensei "to nem ai pra mim" larguei na frente e forte, fazendo a primeira passagem dos 200m iniciais 30s e fechei a primeira passagem dos 400m para 1'05, foi exatamente nos 500m que falhei em São Paulo, nesta prova eu abri vantagem mais ainda corri com tanta vontade, com tanto desespero, com raiva e amor, foram tantos sentimentos em um único momento, passei 600m 1'40'' já não tinha mais perna, mas não estava nem ai joguei ainda mais braço pra me dar forças, balancei até a cabeça para ver se chegava logo e foi quando....ufa! Acabou, acabou todos os sentimentos, acabou a vontade de largar tudo e foi ai que sentir a PAZ dentro de mim...cai no chão pálida, passando mal, não conseguia andar sozinha e quando me deitaram no chão molharam minhas pernas e braços, quando finalmente conseguir abrir a boca para falar alguma coisa....comecei a chorar, é meus caros chorei feito um bebê era a sensação de paz reinando em mim. 

Prova: 800m - 1º lugar 
Tempo oficial: 2'19
Campeonato Brasiliense Adulto
Momento largada 800m
CIEF - 907 sul






















A vida não se trata apenas de pular obstáculos, e sim daqueles momentos que você tropeçou, caiu, sentiu dor, aprendeu e se levantou pronto para continuar o caminho, quem cria nosso próprio Everest somos nós. 

CORRIDA VOLTA AO LAGO 100km: Carro de apoio

No dia 14 de junho, ocorreu a Volta ao Lago 100km, a largada foi dada na 102 sul as 6h30, estava de pé desde 5h30 vendo o sol nascer, e eu ajudei uma equipe geração saúde Pé no Asfalto, corredores que visam saúde e bem estar, fui convidada para dirigir o carro e dar apoio aos corredores, nosso caso 8 atletas e 2 carros de apoio, adorei estar sendo telespectadora, apesar que a vontade era de correr todos os percursos, rs! Adorei, fiz novas amizades e prestigiei muitos colegas corredores me sentir super bem, galera alto astral e é nesse meio que quero viver pelos longos anos da minha vida. Parabéns a equipe Pé no Asfalto pela disposição e alegria !!! Agradecimentos aos corredores: Lindomar, Sammy, Roniel, Marcelo, Ailson, Luis, Bruno e Galeguinho. E ao Carro de Apoio2: Lula (Luis)

Volta ao Lago 100km 2015
Chegada da equipe Pé no Asfalto 
DICA DO DIA: Benefícios dos grãos (cereais) 

Bom, vou compartilhar a importância de alguns grãos que costumo consumir, são ótimos para diminuir a saciedade e fornecem muitas fibras. E para saber mais, clique na fonte mais abaixo.



Linhaça
Além de rica em fibras, a semente de linhaça é rica em uma gordura que faz bem à saúde: o ômega 3. Tanto a chia quanto a linhaça são oleaginosas que apresentam gorduras de origem vegetal (poli e mono insaturadas), que são muito importantes para a saúde cerebral e cardiovascular.

Granola
A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso - uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia.

Amaranto em flocos
Embora o amaranto seja considerado um pseudo cereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral. Ele fornece vitamina C, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca.

Arroz integral
Independente do tipo de arroz, esse cereal é fonte de carboidratos e aminoácidos indispensáveis para o organismo, além de ser rico em vitaminas do complexo B. Como o teor de fibras não é muito alto, o ideal é combinar esse cereal com versões mais ricas no nutriente amigo do intestino.

Aveia
Este cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. A aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês. Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso.

Chia
A sementinha mexicana que ainda está ganhando popularidade no Brasil foi eleita uma das melhores opções para o café da manhã. Além do alto teor de fibras, ela forma uma espécie de gel no estômago que auxilia na redução do apetite ao aumentar ainda mais a saciedade.

Flocos de milho
O milho contém praticamente os mesmos nutrientes que os demais cereais: fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B. Como a quantidade de fibras não é elevada, vale a pena misturar com outros cereais que ocupam o topo dessa lista.
Fonte: Nutricionistas elegem os 10 melhores cereais para emagrecer <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15378-nutricionistas-elegem-os-10-melhores-cereais-para-emagrecer/11> Acessado em 23 de jun. 2015.

SAÚDE AOS GUERREIROS E GUERREIRAS !!! BONS TREINOS !!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Momento de crescimento

Salve Guerreiros e Guerreiras,

Mais um mês chegando, como tempo passa rápido né?! Um dia desses eu estava brindando a virada do ano de 2015 e já estamos no meio do ano, é uma coisa boa porque a luta diária para estar em equilíbrio com a mente, corpo e espirito me trouxe benção e pessoas maravilhosas que conheci. Último post foi referente ao fato que não conseguir o índice para o Troféu Brasil, realmente me senti frustrada, mas não derrotada. Preferir fica com a aquela velha frase "se não foi dessa vez, é porque coisa melhor estar por vir", mas para que isso acontecer eu tenho que fazer meu trabalho que é treinar, enriquece a mente e se dedicar. Pois bem, vamos a agenda:


  • Treinos - pequenos detalhes que fazem a diferença
  • Corridas de rua - UCB Running e XI Corrida Tiradentes
  • Próxima prova 
  • Dica do dia: O que comer quando estamos 'naqueles dias' sem precisar de remédios

TREINO

Logo após da última competição de pista em São Bernardo - SP, demorou para sair da minha cabeça a minha falha nos 500m me pergunto muito onde eu estava naquele momento da prova, o que eu estava pensando ao ver todas na minha frente lutando pelas suas marcas, como se eu estivesse em câmera lenta vendo eu cometer meu erro, mas precisei falhar para entender que algumas coisas não estavam em sintonia. Voltei para Brasília chateada com a minha prova, confesso que nas primeiras semanas comecei a questionar minha carreira no esporte, pois já estou na categoria adulta então se não conseguir o índice não tem mais nada durante o ano, pensei até em querer dar um tempo, até que conversei com o Técnico Manuel Evaristo que com suas sábias palavras lembrou da minha trajetória de superação no atletismo dos preconceitos que sofri, os quilos que perdi (14kg), quando comecei a correr rua para poder ganhar reconhecimento, nas pessoas que acreditam em mim e na minha força de vontade e contou um pouco da sua história de vida....Sentir enorme vontade chorar, mas segurei a onda estava cheio de atletas na pista onde treino, rs! Precisei de uma sacudida no meu auto estima que voltou com muita vontade de vencer. Graças a Deus.

Os treinos não teve moleza, muita pliometria, tiros curtos, tração, circuitos e rodagens ritmadas, sempre meditando a pessoa que eu sou, a pessoa que posso ser para o próximo, a pessoa que luta todos os dias para compreender o limite do meu corpo e da minha mente. 

Família Tornado - momento treino
Falta muita gente, mas só para representar a galera!
No mês de maio recebemos na pista do Recanto das Emas, a galera da Tornado que estão treinando para Troféu Brasil Master, pessoas maravilhosas que sabem se divertir correndo. Está sendo ótimo te-los com conosco tirando um pouco das nossas rotinas de treinamento.





CORRIDA DE RUA

No dia 24 de maio, ocorreu a corrida de rua UCB Running, organizado pelos alunos de Ed. Física da Universidade Católica de Brasília, local foi dentro faculdade onde teve 5k e 10k, estrutura e organização foram bem bacanas, vagas limitadas para 300 corredores. Depois de 4 meses sem correr nenhuma corrida de rua apenas treinando e competindo pista, aproveitei para voltar as ruas enquanto não estou viajando para competir. Neste dia estava com dor na barriga (cólica), mas como já estava lá corri mesmo assim. Na largada fiz meu tiro de 1000m forte passando com 3'40 e o restante procurei manter na casa dos 4'30 com muita dor liderei a prova toda e fechei o 5k - 22'06.

UCB Running
Data: 24/05/2015 - 5k - 1º lugar - 22'06
XI Corrida Tiradentes 2015
Data: 31/05/2015
Momento da premiação 5km feminino e masculino
E no dia 31 de maio, ocorreu a XI Corrida Tiradentes, comemorando aniversário da Policia Militar, largada aconteceu no QG da PM no setor policial sul, estrutura muito boa e clima favorável. Depois de ter corrido a da UCB fiquei muito feliz em rever alguns colegas corredores e sentir energia dos corredores de rua, das motos acompanhando até a chegada, estava animada para correr. Larguei como sempre forte, mas fiz uma coisa inédita conseguir fazer 1k 3'39, 2k 3'58, ou seja, 2km na média 3'50 fiquei muito feliz por isso, claro logo veio a consequência da subida (2km só de subida) conseguir manter na casa dos 4'40, finalizando os 5k - 21'29. Simplesmente maravilhoso melhorar uma marca da rua, a qual não é minha especialidade e nem treino focada para esse tipo de prova.

A corrida de rua é ótimo para fazer novas amizades, ter reconhecimento e acima de tudo sentir prazer em correr, em se divertir. Essas duas corridas foram importante para quebrar um pouco a minha rotina de treino e me sentir melhor, olhar para aquelas pessoas que nada mais querem é ter saúde e bem estar.

PRÓXIMA PROVA: PISTA

Campeonato Adulto do DF 
Provas: 400m (sábado) e 800m (domingo)
Data: 06 e 07 de junho
Local: 907 sul - CIEF

DICA DO DIA: O que comer quando estamos 'naqueles dias' sem precisar de remédios

Sofro muito com a cólica, pior ainda quando começo a correr e vem aquela dor chata para me fazer lutar em dobro até o final da prova. Então, resolvi fazer alguns testes sem precisar tomar remédios, até porque eu tenho que tomar cuidado com isso devido a substância que poder conter no comprimido dependendo pode ser considerado doping, e para evitar qualquer transformo resolvi fazer algo mais caseiro. Vamos as dicas! 

Verduras
Os vegetais verdes são ricos em cálcio, magnésio e potássio, que aliviam e previnem os espasmos que conduzem à cólica. Esses minerais podem acalmar e relaxar as emoções, reduzindo a irritação. Os vegetais verdes também contêm quantidades de vitamina K, necessária para coagular o sangue e prevenir o sangramento excessivo.


Os ácidos graxos ômega-3
Um grupo de substâncias similares aos hormônios chamados prostaglandinas, existentes em nosso organismo, estão envolvidas nas contrações musculares e na dor menstrual.Uma maneira de apagar o efeito da prostaglandina é mediante o consumo de ácidos graxos ômega-3, que encontramos no salmão, nas nozes e nas sementes de linho. Um estudo realizado em 1995 no European Journal of Clinical Nutrition demonstrou que as mulheres cujas dietas são equilibradas em termos de ômega-3, tendem a apresentar sintomas menstruais mais leves.


O abacaxi
Um informe do departamento do Centro de Nutrição Humana em Grand Forks, Dakota do Norte, EUA, demonstrou que as mulheres jovens que consumiam pequenas quantidades de manganês tiveram um aumento do fluxo menstrual de até 50%, o que levou a recomendação de que mulheres com dor menstrual adicionem manganês à alimentação.
As frutas são ricas em manganês, mas uma das fontes de alimento mais ricas neste nutriente é o abacaxi. Além disso, essa fruta contém altos níveis de bromelina, uma enzima que, credita-se, ajuda a relaxar os músculos e, portanto a prevenir cólicas menstruais.

O chá
O chá é outra fonte de manganês, ainda que as mulheres devam evitar a versão com cafeína, que na realidade pode conduzir a um maior mal estar menstrual. O chá de gengibre pode ser útil para aliviar as náuseas e distensão abdominal e o chá de camomila também contém propriedades que aliviam os espasmos musculares e reduzem a tensão que pude conduzir à ansiedade e a irritabilidade.

Água
A retenção de líquidos excessiva é uma das principais causas dos sintomas congestivos como câimbras, que se caracterizam por uma dor aguda. Uma das melhores maneiras de ajudar a reduzir a retenção de líquidos, ainda que possa parecer contraditório, é aumentar o consumo de água. Se uma mulher não beber água o suficiente, seu corpo poderá compensar essa deficiência mediante a retenção de líquidos adicional.

Grãos integrais
Um estudo realizado por médicos britânicos demonstrou que o consumo de pequenas quantidades de hidratos de carbono a cada três horas e na hora de dormir, combateu os sintomas da tensão pré-menstrual em 70% das mulheres.
Além disso, os grãos integrais são uma excelente fonte de magnésio, o que reduz a tensão neuromuscular. Eles também contêm vitaminas do complexo B e a vitamina E para combater a fadiga e a depressão.

Fonte: O que comer e não comer durante a menstruação? <http://melhorcomsaude.com/comer-nao-comer-menstruacao/>


BONS TREINOS AOS GUERREIROS (AS) !!!!