quinta-feira, 19 de março de 2015

De volta a luta!

Fala guerreiros (as),

Peço perdão pela demora infelizmente fui pega pela rotina, então venci o dia a dia corrido e resolvi compartilhar meus momentos bons e de desafios, aqui não existe sentimento de tristeza, nem desanimo e muito menos de derrota, o que quero transmitir nesse blog é a força de vontade de vencer o cotidiano, de ter alegria em qualquer coisa que se for fazer e pensar que os obstáculos que ainda não foram superados é mais uma razão de persistimos. No mundo do atletismo aquele que luta na corrida mesmo cansado, é onde consegui atinge o auge do resultado, na nossa vida não é diferente temos que lutar e cultivar a ideia de vencer todos os dias, assim somos pessoas melhores. Importante ressaltar que papai do céu está na luta conosco...

AGENDA:

- Mês da mulher
- Treinos x lesão
- Campeonato Adulto São Bernardo - SP
- DICA: Recuperando uma distensão muscular

MÊS DA MULHER

Antes tarde do que nunca, mas ainda estamos no mês de março, no qual comemoramos no dia 8 dia internacional da mulher. Vamos entender melhor porque esta data é comemorada? 

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, etc. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).
(Fonte: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm> acessado: 19 mar.2015)

No Brasil

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
(Fonte: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm> acessado: 19 mar.2015)

A competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje a mulher está presente em tudo, e essa presença multiplica em cada sonho alcançado. Parabéns mulher !!! Viva nós !!! 

TREINO

Os treinos foram específicos baseados nas competições de São Paulo 400m e 800m, fazendo circuito de força e pliométrico, tiros curtos com intensidade e uns longões (corrida longa 40,50 min, 1h) para aumentar oxigenação do sangue. Até então estava muito firme nos treinos, mas no dia que estava treinando ladeira fazendo tiros curtos mais intensificados acabei sentindo a parte inferior da coxa direita, minha mente está dizendo que estava em total condições, só que meu corpo depois de "sofrer" tiros anteriores mais fortes estava cansado, então acabei sentindo houve uma distensão muscular (falarei mais na parte de DICA). Foi momento tenso, mas procurei sempre por na minha cabeça que iria me recuperar logo, questão é ter muita fé no que você quer, acontece esses empecilhos (lesionar), mas nada que possa ser curado. Importante manter a cabeça erguida e positiva, depois cuidar da lesão. 

CAMPEONATO ADULTO SÃO BERNARDO-SP 14.03 A 15.03

Pista de Atletismo Oswaldo Terra - São Bernardo do Campo -SP
Ocorreu em São Bernardo do Campo, pista de atletismo Oswaldo Terra, o 1º Campeonato Adulto/Juvenil e Menor, estrutura da pista é lindíssima, apesar de não ter hotel em volta mais próximo é a 4km, mas quando olha para aquela pista, para área de aquecimento, é respirar e dizer que valeu a pena ir até lá para competir. Fiquei encantada com o local. Fui apenas correr 800m, devido a distensão muscular não estava 100%, as passagens aéreas já tinham sido compradas e remarcadas, não dava para adiar, então preferir ver no que iria dar.


Momento da largada dos 800m em São Bernardo. Eu, na raia 7 (sete).












Sensação de correr lesionada

Eu corri os primeiros 400m com conforto, chegando nos 600m (1'45, segundo técnico Evaristo) passei sentindo uma fisgadinha, sentir a musculatura puxar, estava em última posição não queria terminar a prova daquele jeito abrir mais a passada e exagerei no movimento de braço fui na fé mesmo sentindo a coxa conseguir passar duas meninas (uma delas parou), encerrei os 800m com dores com 2'19'57''. Assim que terminei de correr sentir a parte inferior da coxa inchada, rapidamente fui providenciar gelo para amenizar a situação. Agora manter o foco na recuperação 100% em abril estarei de volta em São Paulo para tentar novamente...

DICA DO DIA: RECUPERANDO UM DISTENSÃO MUSCULAR

A distensão muscular não é privilégio dos atletas nas competições. Pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, durante a realização de tarefas rotineiras. Vamos entender melhor o que é um distensão muscular, de acordo com Dr. Drauzio Varella:

A distensão muscular ocorre quando um músculo ou o tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos que as irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação local. Ela pode ser de dois tipos:

1. Distensão aguda: acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade. Exemplos são as contusões musculares que ocorrem durante a prática de esportes competitivos, quando levantamos objetos pesados do chão ou fazemos força brusca contra uma resistência.

2. Distensão crônica: surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos. São as distensões musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos.

Recomendações:
* Aplique gelo no local da lesão imediatamente. O frio diminui a sensibilidade à dor, o inchaço, o sangramento interno e o processo inflamatório. Repita a operação a cada duas horas até desaparecerem os sintomas;
* Proteja o músculo lesado com uma faixa para comprimir a área e evitar que o inchaço e o sangramento interno aumentem;
* Evite atividades que aumentem a dor, mas não fique completamente parado. Use o bom senso: os limites para a atividade são a dor e o inchaço. Doeu ou inchou, parou;
* Mantenha o membro em que ocorreu a distensão em posição mais alta do que o coração;
* Recorra ao uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios para aliviar a dor. No entanto, os anti-inflamatórios não devem ser empregados por mais de três ou quatro dias e sem orientação médica.
(Fonte: Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/d/distensao-muscular/> acessado: 19 mar.2015.)

Acima de tudo ter pensamento positivo na recuperação, entende que acontece esses obstáculos para nos fortalecer e sermos seres humanos melhores e humildes, quem tem fé em Deus e fé naquilo que se faz, está 90% curado de lesão e de qualquer outra coisa negativa. Estamos juntos! Qualquer dúvida mande seu e-mail !!

SAÚDE AOS GUERREIROS E GUERREIRAS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou Guerreiro (a) ?