sexta-feira, 5 de junho de 2015

Momento de crescimento

Salve Guerreiros e Guerreiras,

Mais um mês chegando, como tempo passa rápido né?! Um dia desses eu estava brindando a virada do ano de 2015 e já estamos no meio do ano, é uma coisa boa porque a luta diária para estar em equilíbrio com a mente, corpo e espirito me trouxe benção e pessoas maravilhosas que conheci. Último post foi referente ao fato que não conseguir o índice para o Troféu Brasil, realmente me senti frustrada, mas não derrotada. Preferir fica com a aquela velha frase "se não foi dessa vez, é porque coisa melhor estar por vir", mas para que isso acontecer eu tenho que fazer meu trabalho que é treinar, enriquece a mente e se dedicar. Pois bem, vamos a agenda:


  • Treinos - pequenos detalhes que fazem a diferença
  • Corridas de rua - UCB Running e XI Corrida Tiradentes
  • Próxima prova 
  • Dica do dia: O que comer quando estamos 'naqueles dias' sem precisar de remédios

TREINO

Logo após da última competição de pista em São Bernardo - SP, demorou para sair da minha cabeça a minha falha nos 500m me pergunto muito onde eu estava naquele momento da prova, o que eu estava pensando ao ver todas na minha frente lutando pelas suas marcas, como se eu estivesse em câmera lenta vendo eu cometer meu erro, mas precisei falhar para entender que algumas coisas não estavam em sintonia. Voltei para Brasília chateada com a minha prova, confesso que nas primeiras semanas comecei a questionar minha carreira no esporte, pois já estou na categoria adulta então se não conseguir o índice não tem mais nada durante o ano, pensei até em querer dar um tempo, até que conversei com o Técnico Manuel Evaristo que com suas sábias palavras lembrou da minha trajetória de superação no atletismo dos preconceitos que sofri, os quilos que perdi (14kg), quando comecei a correr rua para poder ganhar reconhecimento, nas pessoas que acreditam em mim e na minha força de vontade e contou um pouco da sua história de vida....Sentir enorme vontade chorar, mas segurei a onda estava cheio de atletas na pista onde treino, rs! Precisei de uma sacudida no meu auto estima que voltou com muita vontade de vencer. Graças a Deus.

Os treinos não teve moleza, muita pliometria, tiros curtos, tração, circuitos e rodagens ritmadas, sempre meditando a pessoa que eu sou, a pessoa que posso ser para o próximo, a pessoa que luta todos os dias para compreender o limite do meu corpo e da minha mente. 

Família Tornado - momento treino
Falta muita gente, mas só para representar a galera!
No mês de maio recebemos na pista do Recanto das Emas, a galera da Tornado que estão treinando para Troféu Brasil Master, pessoas maravilhosas que sabem se divertir correndo. Está sendo ótimo te-los com conosco tirando um pouco das nossas rotinas de treinamento.





CORRIDA DE RUA

No dia 24 de maio, ocorreu a corrida de rua UCB Running, organizado pelos alunos de Ed. Física da Universidade Católica de Brasília, local foi dentro faculdade onde teve 5k e 10k, estrutura e organização foram bem bacanas, vagas limitadas para 300 corredores. Depois de 4 meses sem correr nenhuma corrida de rua apenas treinando e competindo pista, aproveitei para voltar as ruas enquanto não estou viajando para competir. Neste dia estava com dor na barriga (cólica), mas como já estava lá corri mesmo assim. Na largada fiz meu tiro de 1000m forte passando com 3'40 e o restante procurei manter na casa dos 4'30 com muita dor liderei a prova toda e fechei o 5k - 22'06.

UCB Running
Data: 24/05/2015 - 5k - 1º lugar - 22'06
XI Corrida Tiradentes 2015
Data: 31/05/2015
Momento da premiação 5km feminino e masculino
E no dia 31 de maio, ocorreu a XI Corrida Tiradentes, comemorando aniversário da Policia Militar, largada aconteceu no QG da PM no setor policial sul, estrutura muito boa e clima favorável. Depois de ter corrido a da UCB fiquei muito feliz em rever alguns colegas corredores e sentir energia dos corredores de rua, das motos acompanhando até a chegada, estava animada para correr. Larguei como sempre forte, mas fiz uma coisa inédita conseguir fazer 1k 3'39, 2k 3'58, ou seja, 2km na média 3'50 fiquei muito feliz por isso, claro logo veio a consequência da subida (2km só de subida) conseguir manter na casa dos 4'40, finalizando os 5k - 21'29. Simplesmente maravilhoso melhorar uma marca da rua, a qual não é minha especialidade e nem treino focada para esse tipo de prova.

A corrida de rua é ótimo para fazer novas amizades, ter reconhecimento e acima de tudo sentir prazer em correr, em se divertir. Essas duas corridas foram importante para quebrar um pouco a minha rotina de treino e me sentir melhor, olhar para aquelas pessoas que nada mais querem é ter saúde e bem estar.

PRÓXIMA PROVA: PISTA

Campeonato Adulto do DF 
Provas: 400m (sábado) e 800m (domingo)
Data: 06 e 07 de junho
Local: 907 sul - CIEF

DICA DO DIA: O que comer quando estamos 'naqueles dias' sem precisar de remédios

Sofro muito com a cólica, pior ainda quando começo a correr e vem aquela dor chata para me fazer lutar em dobro até o final da prova. Então, resolvi fazer alguns testes sem precisar tomar remédios, até porque eu tenho que tomar cuidado com isso devido a substância que poder conter no comprimido dependendo pode ser considerado doping, e para evitar qualquer transformo resolvi fazer algo mais caseiro. Vamos as dicas! 

Verduras
Os vegetais verdes são ricos em cálcio, magnésio e potássio, que aliviam e previnem os espasmos que conduzem à cólica. Esses minerais podem acalmar e relaxar as emoções, reduzindo a irritação. Os vegetais verdes também contêm quantidades de vitamina K, necessária para coagular o sangue e prevenir o sangramento excessivo.


Os ácidos graxos ômega-3
Um grupo de substâncias similares aos hormônios chamados prostaglandinas, existentes em nosso organismo, estão envolvidas nas contrações musculares e na dor menstrual.Uma maneira de apagar o efeito da prostaglandina é mediante o consumo de ácidos graxos ômega-3, que encontramos no salmão, nas nozes e nas sementes de linho. Um estudo realizado em 1995 no European Journal of Clinical Nutrition demonstrou que as mulheres cujas dietas são equilibradas em termos de ômega-3, tendem a apresentar sintomas menstruais mais leves.


O abacaxi
Um informe do departamento do Centro de Nutrição Humana em Grand Forks, Dakota do Norte, EUA, demonstrou que as mulheres jovens que consumiam pequenas quantidades de manganês tiveram um aumento do fluxo menstrual de até 50%, o que levou a recomendação de que mulheres com dor menstrual adicionem manganês à alimentação.
As frutas são ricas em manganês, mas uma das fontes de alimento mais ricas neste nutriente é o abacaxi. Além disso, essa fruta contém altos níveis de bromelina, uma enzima que, credita-se, ajuda a relaxar os músculos e, portanto a prevenir cólicas menstruais.

O chá
O chá é outra fonte de manganês, ainda que as mulheres devam evitar a versão com cafeína, que na realidade pode conduzir a um maior mal estar menstrual. O chá de gengibre pode ser útil para aliviar as náuseas e distensão abdominal e o chá de camomila também contém propriedades que aliviam os espasmos musculares e reduzem a tensão que pude conduzir à ansiedade e a irritabilidade.

Água
A retenção de líquidos excessiva é uma das principais causas dos sintomas congestivos como câimbras, que se caracterizam por uma dor aguda. Uma das melhores maneiras de ajudar a reduzir a retenção de líquidos, ainda que possa parecer contraditório, é aumentar o consumo de água. Se uma mulher não beber água o suficiente, seu corpo poderá compensar essa deficiência mediante a retenção de líquidos adicional.

Grãos integrais
Um estudo realizado por médicos britânicos demonstrou que o consumo de pequenas quantidades de hidratos de carbono a cada três horas e na hora de dormir, combateu os sintomas da tensão pré-menstrual em 70% das mulheres.
Além disso, os grãos integrais são uma excelente fonte de magnésio, o que reduz a tensão neuromuscular. Eles também contêm vitaminas do complexo B e a vitamina E para combater a fadiga e a depressão.

Fonte: O que comer e não comer durante a menstruação? <http://melhorcomsaude.com/comer-nao-comer-menstruacao/>


BONS TREINOS AOS GUERREIROS (AS) !!!!

Um comentário:

O que achou Guerreiro (a) ?