quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Flona - Floresta Nacional

Que lindo dia Guerreiros (as) !!!

Brasília de manhã veio com clima de frio, mas logo depois abriu aquele sol maravilhoso! Hoje fiz uma corrida de 40 minutos e mais alguns tiros, muito bom me sentir bastante resistente e com vontade de correr mais. Nada melhor que um lugar lindo, preservado e que te dar a sensação de ar puro, a FLONA - Floresta Nacional ... Para quem não conhece recomendo correr por lá !

FLONA - Floresta Nacional 


Flona - Floresta Nacional
Créditos ao Treinador Manuel Evaristo


A Floresta Nacional de Brasília está localizada próximo do Parque Nacional de Brasília, às margens das Rodovias BR-070 e DF-001 (Estrada Parque Contorno (EPCT). Conta com 9.369 hectares. Só ir pelo pistão norte.
A Flona de Brasília foi criada em 10 de junho de 1999 para assegurar a preservação de mananciais e do Parque Nacional (Parna) de Brasília. Fica nas proximidades da Barragem do Descoberto, cuja cobertura florestal formada por espécies predominantemente nativas protege as várias nascentes, os córregos e rios que nascem ou correm por dentro da unidade, garantindo o abastecimento d`água de 65% da população do Distrito Federal. (Fonte: ICMBio - www.icmbio.gov.br)


Flona - Floresta Nacional
Créditos ao Treinador Manuel Evaristo
Treino de hoje foi resistência, tiros e ginástica (fazendo exercícios educativos no meio da corrida) dando um volume ao treino para ganhar flexibilidade e rapidez. 
É muito importante fazer essas corridinhas mais longas mesmo que seja só para manter a saúde, então correr 40 minutos, 1h ou fazer o famoso longão sem se preocupar com a distância que irá percorrer, de preferencia marque por tempo, pois seu organismo compreenderá o esforço feito no período determinado. As corridas longas aumenta as expectativas de vida, melhora a função cardíaca, previne a pressão alta, melhora o transporte de oxigênio e nutrientes aos músculos, aumenta a capacidade de queimar gordura, conservar o glicogênio. Correr é um verdadeiro bem estar.



DICA DO DIA: Para aqueles que querem ganhar mais resistência, correr corridinhas longas, pode ser devagar, rápido, de acordo com ritmo de cada um, mas faça que aos poucos vai obtendo resultados satisfatório. Para quem quer algo mais desafiador, faça as corridas progressivas que a cada 2 km ou 3 km vai aumentando o ritmo de corrida. Importante é praticar e se sentir bem!


Flona - Floresta Nacional
Créditos ao Treinador Manuel Evaristo



Para registrar o momento, finalizei o treino tranquila e sabendo que meu organismo absorveu bem a corrida. Eu ao lado do Treinador Manuel Evaristo, somos uma bela equipe juntos construímos bons resultados em 2012! Este ano sinto que será um grande ano para mim e para ele também que está me ajudando a construir minha carreira. Como diz Evaristo "Tamo junto. Vamos que vamos". Saúde aos Guerreiros (as) !!!  

Flona - Floresta Nacional 
Treinador Manuel Evaristo e eu




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Auto estima, inspiração ...

Salve Guerreiros (as) !!

Segunda-feira parece ser difícil de começar né?! Fico impressionada como eu acordo disposta pronta para mais um dia de treino, sabe o que é isso? Auto estima! É o que o esporte me proporciona, estou em busca do meu resultado e posso ver nos treinos que tenho grande chances de alcança-lo, porque? Porque tenho pessoas que me motivam a isso, pessoas com os mesmo objetivos comuns que me inspiram a continuar na luta do dia-a-dia. Estou feliz com resultado do meu amigo José Rodrigo, ficou em 6º lugar no Sul Americano Juvenil, ocorreu em Concórdia na Argentina e conseguiu vaga para o Mundial na Polônia. Isso é motivante para mim, acredito que posso chegar lá também, como diz as sábias palavras do treinador Manuel Evaristo "Acreditar sempre naquilo que você é capaz de fazer, não fazer por fazer e sim por prazer" ... E falando de inspiração alguém se lembra da Magnólia Figueiredo?! Quem não conhece falarei sobre essa grande mulher ...


Um pouco sobre Magnólia Figueiredo ...


fonte: blog São Tomé
Magnólia Figueiredo na frente
Uma grande corredora, nascida no Rio Grande do Norte, começou a participar das competições aos 14 anos. Representou o Brasil nos jogos olímpicos de Seul 88, Barcelona 92, Atlanta 96 e Atenas 2004, dona do recorde brasileiro dos 400 m feminino com tempo de 50s62 desde 1990. Nos jogos Olímpicos de Atenas foi considerada a atleta mais velha no atletismo brasileiro a competir, aos 40 anos. É uma grande inspiração para mim que sou corredora de 400 m, é tenho que  trabalhar muito para chegar aos pés da Magnólia Figueiredo . Hoje ela aos 49 anos, trabalha com seu projeto tirando as crianças da rua para serem futuros corredores e o seu grande diferencial é  trazer mudança de vida para as pessoas. Magnólia Figueiredo já foi colega de treino do meu treinador Manuel Evaristo que também foi uma grande corredor! 


Pista de atletismo, Recanto das Emas
Hoje treino foi no Recanto novamente, depois do treino fiquei olhando para o verde, como é bonita de ver! Aqueles prédios no final é Samambaia muito legal, enfim ... Fiz velocidade hoje, março está chegando é sinal de competição a vista! No link "competições de velocidade" tem a data na competição mais próxima que irei correr, então acompanhem e fiquem ligados!!!
DICA DO DIA: Faça aquilo que te faça feliz! Lute, busque, corra atrás do que você realmente quer fazer, do que você quer produzir! Acreditar é necessário!



Saúde aos Guerreiros (as) !!!








domingo, 24 de fevereiro de 2013

Taguaparque

Salve Guerreiros (as),

Como passaram de final de semana?! Meu foi ótimo e produtivo, começando por sabádo fui treinar no taguaparque ao lado da minha companheira e fotografa Gabi Valcácio, fomos para taguaparque por voltas das 17h, fiquei impressionada talvez porque não tenho costume de ir ao parque no final do dia, mas estava lotado de crianças brincando, pessoas correndo ou fazendo caminhada e gostei muito de ver isso, mostra que Brasília é uma cidade geração saúde...Infelizmente não pensei no momento em tirar um foto para registrar o momento, mas na próxima com certeza me lembrarei disso.

Falando um pouco sobre o Taguaparque...


É o maior parque de  Taguatinga, localizado no pistão norte, foi inaugurado em 6 de junho de 2009, no aniversário de 51 anos de Taguatinga. O parque tem pista cooper e ciclista, quadras esportivas, equipamentos de musculação, playground, pistas de jeepcross e motocross, ginásio coberto e churrasqueiras.






Treino de sabádo envolvia uns tirinhos de 150m e 50m, como forma de manter a velocidade sempre ativa e rápida! No ínicio do treino fiz um trote de 15 minutos ritimado me senti super bem e logo depois fiz uns exercícios educativos. Vocês sabem a importância dos exercícios educativos? É a minha DICA DO DIA...Faça exercícios educativos!

Os efeitos positivos dos exercícios educativos são:

Memória muscular: com estímulo específico e repetido, a musculatura fica condicionada a realizar os movimentos como a passada, a aceleração e até respiração de maneira correta, o que evita lesões de carater ortopédicas nos corredores.
Ajuste no posicionamento corporal: condicionamento da postura correta para a corrida de diversas formas como utilização dos braçes, alinhamento do tronco, elevação ideal dos joelhos e inclinação do corpo.
Técnica de corrida: manutenção de amplitude da passada para a economia de energia na partida ou sprint final, controle da frequencia da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle de respiração e posição dos pés no contato ao solo. (fonte: webrun - Hayla Jatobá)

Créditos a Gabriela Valcácio
Fazendo exercício educativo

Para finalizar o dia registrando o momento eu e Gabi, depois de mais um dia de treino em busca do meu melhor resultado, eu tenho fé que meu momento de glória vai chegar, como já falei não tem segredo quando se tem dedicação e paciência! Boa semana a todos !!! Saúde aos Guerreiros (as) !!!
                                                                                                                              Eu e Gabi 
                                                        








sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Recanto das Emas

Salve aos corredores e simpatizantes Guerreiros (as),

Dia hoje está lindo e eu estou feliz pelo retorno que estou tendo sobre o blog, amigos me apoiando sempre, obrigada por estarem sempre depositando fé em mim. Bom fui para o Recantos das Emas treinar na pista de atletismo do Prof. Manuel Evaristo, mais conhecido como Evaristo ou Vavá. Gosto muito desta cidade foi onde fiz meus melhores tempos na velocidade e a pista é de barro, sim isso mesmo minha gente, de barro. Algumas pessoas já me perguntaram se treinar no barro não atrapalha, pelo contrário ajuda muito porque no barro fazemos um esforço maior e quando chegamos numa pista de borracha, como a do CIEF , por exemplo, não sentimos o esforço e sim mais facilidade de correr! 


Pista de Atletismo, Recanto das Emas atrás do supermercado Tatico.

                                                                                                                                                                                                             

Créditos ao Prof. Luiz Schmit 

Iniciando o treinamento com trote e alongamento, é muito importante alongar antes e depois das atividades físicas. Como sabem o alongamento aumentam ou mantém a flexibilidade dos músculos, prepara para os treinos antes e tira a tensão depois. Então galera alongar e aquecer sempre! 








Eu e Wellington
Créditos ao Prof. Luiz Schmit 
Fazendo tiros de velocidade para acordar os músculos, depois de tantas corridas de rua pra ganhar resistência agora é transformar em uma corrida mais rápida e resistente para os 400 m que estou ansiosa para correr! Treinando ao lado do meu colega de treino Wellington, ótimo velocista!







Finalizando treino tranquila e satisfeita,tirar uma foto para registrar o momento com os colegas de treino! Tive a ideia de no final colocar uma dica do dia, como dicas de treinos, hidratação, suplementos, etc. A minha DICA DO DIA: É beber muita água e passar protetor solar! Clima de Brasília está muito quente e umidade baixa, então sentir mal estar pode ocorrer, caso você não se hidrate.
Prof. Luiz Schmit, eu e Wellington

Saúde aos corredores e simpatizantes Guerreiros (as) !!!




quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Corrida de Reis 2013

Salve aos meus corredores Guerreiros (as),

Postar hoje minha participação na corrida de reis que cada ano vem lotando as ruas de Brasília, variados tipos de corredores profissionais, iniciantes, aqueles que querem manter somente a saúde e aqueles que prestigiaram esse evento belíssimo.


História 


A corrida de reis foi realizada pela primeira vez em 1985, o nome da prova surgiu em homenagem aos 3 Reis Magos e reuniu nos primeiros anos em média de 200 a 300 corredores. Era realizada na cidade de Cuiabá e Várzea Grande Mato Grosso. A corrida de rua tinha o percurso entre as duas cidades de 10 km com data prevista no primeiro domingo após o dia de Reis do Magos (dia 6 janeiro).  (Fonte: Wikipédia) Hoje é realizada não só em Cuiabá mais também em outros Estados e Brasília é uma delas.


Corrida de reis em Brasília


(Foto: site do corredor de rua)
A corrida de Reis acontece desde 1971. Na primeira edição, 42 atletas largaram no eixo rodoviário sul e chegaram a antiga sede da TV Brasília, naquela época, situada na W3 Sul. Muitos outros aspectos da corrida de Reis foram se alterando com passar dos anos e a prova se tornou a maior atração do DF. A cada edição vem se renovando e se adequando aos novos tempos de hoje é considerada umas das mais bonitas e atraente do País, possuindo a mesma estrutura das principais provas de rua do Brasil. (Fonte: site do corredor de rua)


Na edição deste ano a 43º corrida de reis 2013, foi um sucesso eu tive o prazer de participar, muito bom sentir energia do povo, alegria e vibração das pessoas correndo, foi um mega evento com mais de 12 mil corredores, estrutura e organização excelente! Corri os 6 km, adorei a experiência, recomendo! Resultado final acho que corri muito bem, aquela subida antes da rodoviária do plano piloto até ginásio Nilson Nelson foi uma barreira quebrada pra mim, pois tenho enorme dificuldade com subidas, acostumada a correr as provas de velocidade só na reta,rs foi uma batalha comigo mesma e consegui!







Minha colocação foi boa, gostei muito! Na corrida dos 6 km tinha 1.809 mulheres e fiquei entre as 10 melhores! Não tem segredo basta dedicação e amor pelo que você faz quem acredita sempre alcança! 




Saúde aos corredores Guerreiros!





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Circuito do Sol 2013

Salve Guerreiros (as)!

Bom, vou iniciar postando minha primeira corrida do ano de 2013, já tenho histórico no atletismo, mas para blog vou iniciar e postar daqui pra frente minhas competições e treinos! Espero que motivem meus colegas corredores!

Circuito do sol
Dia: 20 de janeiro
Local: Parque da cidade
Percurso: 5 km e 10 km
Largada: 8h

(Foto: site circuito do sol)

 Neste dia estava friozinho, mas a galera estava animada! E eu também estava a todo vapor querendo iniciar o ano com pé direito e ganhar muita resistência para aguentar os treinos de velocidade. A corrida de rua pra mim é uma forma de fazer novas amizades, ser reconhecida, é maravilhoso sentir vibração das pessoas. A corrida foi bonita, bem estruturada e organizada!


   


Como já venho de tendo um treino especifico nas férias, objetivo era tentar uma colocação do pódio, eu consegui o resultado foi satisfatório,apesar que não gostei do tempo por já fiz muito abaixo,rs relevei por ser a primeira competição do ano mais outras corridas virão! Então fiquei em...



3º lugar - 5 Km
tempo: 24min05'
velocidade média : 12,4

No esporte o lema é acreditar sempre que somos capazes, quando acreditamos a consequência é que vamos a lutar e quem vai a luta, com certeza chega lá! Não tem segredo o resultado sai quando se tem dedicação! Saúde aos corredores Guerreiros!








domingo, 17 de fevereiro de 2013

Inauguração

(Foto: site corredor de rua)
                                         


Salve meus Guerreiros (as),

Resolvi aderir à idéia de uma importante pessoa da minha vida de criar o blog e compartilhar minhas histórias sobre minha vida no esporte, no atletismo, os treinos cansativos, mas que no final valem muito à pena, as ansiedades, as angustia, as vitorias, as dores musculares, o prazer de correr e muitas outras emoções que a corrida nos proporciona. Também é uma ótima oportunidade de conhecer corredores guerreiros para trocar experiências, dicas de corridas, parcerias, etc.
Minha trajetória no atletismo iniciou-se numa brincadeira, isso foi na sétima serie,tinha 13 anos, nas olimpíadas do colégio fui correr 100m e 200m, as meninas do colégio quase não se candidatavam para correr, eu fui na pilha de colegas. Então fui correr, não sabia nem como me posicionar na minha raia e então no fim das contas ganhei as provas de 100m e 200m, a partir daí minha querida Prof. Débora, professora de educação física, trabalha com atletismo iniciei minha carreira no esporte desde então não parei mais, hoje sou especifica nos 400m e corredora de rua dos 5km, aos 20 anos posso dizer que já tenho algumas conquistas grandiosas por Brasília, objetivo é chegar as olimpíadas, mas daqui até lá tenho uma jornada a enfrentar com paciência, dedicação e muito treino. Hoje formo uma equipe com treinador Manuel Evaristo, que tem me provado que tenho potencial, juntos somos fortes e chegaremos com tudo no ano de 2013. 
Saúde aos corredores Guerreiros!